Transformando a escada em uma galeria de memórias

Vinicius de mello1

Quem não tem aquele cantinho em casa que acaba não se encaixando muito nas ideias de decoração? Aquele cantinho complicado, pequeno ou apertado demais, muito escondido ou irregular? Bem, nós acreditamos que esses cantinhos são os mais desafiadores à nossa criatividade e por isso aceitamos fazer uma transformação que hoje é pura inspiração!

A galeria da casa

No início de tudo, a apresentadora Lelinha Gentil nos mostrou a escada de sua residência, um espaço que precisava urgentemente de uma intervenção. O espaço da escada era sem vida e esquecido, já que sua utilidade era somente dar acesso aos quartos da casa e a área íntima da casa. No entanto, eram três patamares que ficam bem na entrada da casa, uma espécie de cartão de visitas esperando para ser valorizado. Por que não unir a funcionalidade da escada com o conforto estético e afetivo?

A solução que encontramos foi transformar a escada em uma galeria de memórias. Fotos de família, dos filhos, dos amigos organizadas de uma forma poética e aconchegante. Fizemos de tudo para que o espaço ficasse integrado com os outros espaços e que transmitisse boas lembranças de forma bastante pessoal.

Casa Rara-8091b

Passo a passo

Para começar, focamos nossa atenção na porta de entrada, que era um elemento lindíssimo e com muita história pra contar. Levamos a porta para restauração e ela voltou pronta para dialogar com o projeto da escada. Trouxemos mais luz para o hall de entrada, o que valorizou ainda mais a madeira da porta e dos pisantes da escada.

Uma das ações seguintes foi trocar o guarda-corpo de alvenaria por vidro. Com isso, o resultado foi fluidez e leveza com um efeito de cenografia que tem tudo a ver com as galerias de arte. A transparência do vidro é uma grande aliada na hora de conferir mais amplitude aos ambientes “sufocados”.

A aplicação de ladrilhos hidráulicos veio para trazer uma elegância extra ao projeto. Os tons de azul e branco remetem aos azulejos portugueses e transformaram totalmente a percepção da escada. Aos poucos, foi nascendo a nossa galeria da casa.

O artista plástico Willy Peres também entrou no projeto e trouxe um pouco da sua arte para deixar a galeria da casa ainda mais incrível. A parede ao lado da escada teve sua verticalidade aproveitada de forma criativa com uma explosão de azul e estampas que dialogam com os degraus da escada. A impressão de continuidade foi destacada, promovendo ainda mais conforto visual durante o caminho pela escada. Na figura, a moradora da casa estilizada.

Vinicius de mello2

E por último, uma etapa gostosa de fazer: a escolha das obras que serão expostas na nossa galeria. Foram fotos de família, amigos, pinturas e lembranças trazidas de viagens e muitas lembranças que permearam a história dos moradores. Para expor tudo isso, molduras de tamanhos, cores e estilos diferentes formaram um layout não linear. Formamos, então, uma linha histórica no caminho a se percorrer na escada. A cada degrau, um pedacinho da vida dos moradores.

Essa foi a Galeria da Casa, um projeto que contou com fornecedores competentes e dedicados. Cada um deu o seu toque especial e colaborou para que este se tornasse uma das nossas obras favoritas. Porque memórias boas podem e devem fazer parte da decoração da nossa casa.

Antes Depois

Que tal experimentar essa ideia no seu lar, doce lar também? Fale comigo e vamos bater um papo!

Dica do Vinícius

A utilização de quadros, fotografias, ilustração e pôsteres é uma ótima saída para trazer mais vida e personalização a espaços que interligam áreas diferentes, como escadas, corredores, divisórias, etc. Com diferentes molduras (com tamanhos, cores e texturas diversificados) é possível criar movimento e uma estética mais descolada, despojada. Se a intenção é levar sobriedade e unidade, apostar nas molduras da mesma cor ou tamanho é uma boa pedida.

Assista aos vídeos do programa Diário de Obras, onde contamos o passo-a-passo dessa obra com detalhes e fornecedores.