Se você gosta de viajar, provavelmente costuma trazer lembranças, objetos e produtos típicos dos países os quais visitou, não é? Pois que tal usá-los para compor uma decoração que tem tudo a ver com outras culturas? É a decoração étnica que tem arrebatado corações de profissionais da moda e da decoração que adoram referências.
A decoração étnica pode conter elementos de vários locais e se caracteriza, principalmente, pelo aspecto cultural da referência que está sendo usada. Por exemplo, as fotos abaixo são de um projeto feito pelo Vinícius para uma residência em Pitangueiras. Foram utilizados elementos e cores que remetem à África e á cultura asiática. Podemos ver animal print, vasos decorativos, zebras, elefantes, leopardos, avestruzes, estofados com vime e muito, muito marrom, que é a cor da terra.
A mesa espelhada é um ponto de atenção, já que se destaca dos demais elementos por ser extremamente moderna. O equilíbrio entre essas duas vertentes é super importante para não ficar aquela “bagunça” de influências.
A ideia do étnico é muito bacana para quem gosta de um estilo mais sóbrio, mas não menos inusitado. É uma forma também de manter vivas as lembranças de suas viagens, locais visitados, pessoas e histórias. As cores mais fechadas trazem conforto e sofisticação.
Mas as influências não param por aí e não pense que só de marrom e tons neutros vive o estilo étnico. Também é possível adotar as cores, especialmente quando a influência vem da Índia e do Peru, que você pode ver nas duas fotos abaixo, respectivamente.
E você, tem alguma referência étnica na sua casa? Mande uma foto para a nossa fan page pra gente ver e discutir!
Até a próxima!