Certos trabalhos que aparecem aqui no escritório são como pequenas injeções de esperança. Esperança nas transformações permanentes de pessoas, comunidades e economias. Aqui no escritório, sempre tivemos o interesse em fazer parte dessas transformações com a nossa mão de obra, que é o design de interiores. A Felinju foi uma dessas oportunidades que nos propiciou participar de uma mudança incrível que acontece numa pequena cidade do interior de Minas Gerais.
Para começar a história, vamos falar um pouquinho de Juruaia, uma cidadezinha ao sul de Minas que conta com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes. O destino da comunidade, que até então vivia da agricultura e sem grandes perspectivas de crescimento, ganhou rumos novos a partir do final da década de 1990. Lá pelos anos de 1997, a empresária Rosana Marques percebeu o grande talento da cidade para a produção de lingeries. Pequenas confecções foram surgindo com o conhecimento passado de mãe para filhos sobre modelagem, costura e tecidos. E foi então que surgiu a ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, pontapé inicial para uma história de revolução econômica comandada pela vontade de desenvolvimento sustentável.
Com os trabalhos e microempresas regulamentados, a ACIJU passou a promover cursos profissionalizantes, palestras e eventos, organizando e estimulando a produção local de moda íntima. Após anos de trabalho ininterrupto, atualmente, Juruaia é considerado um dos polos nacionais produtores de lingerie, exportando para vários países e se tornou referência para confecções de todo o Brasil.
Eu e Juruaia
Aí que essa história já é bonita o bastante mas, como sempre dá pra ficar melhor, Juruaia passou a ser palco da FELINJU, uma feira exclusiva para as confecções da cidade exporem suas criações e conquistar novos mercados. O evento deu tão certo que em 2016 chegou em sua 19ª edição. Em três dias de evento, foram movimentados nada menos que R$15 milhões, 18% a mais do que no ano passado.
E, para a nossa felicidade, fomos convidados a participar dessa festa através da OuseUse, uma das primeiras confecções de Juruaia a ganhar o Brasil inteiro com sistema de franquias e a exportar. Nosso escritório foi o responsável pelo trabalho de Visual Merchandising do estande da empresa e também pela cenografia do vídeo de divulgação que está logo abaixo. E o resultado nos agradou muito!
A inspiração para o espaço foi a região da Capadócia, já que a nova coleção da OuseUse, chamada Turquesa, foi toda inspirada nos mistérios da Turquia.O nosso trabalho foi transmitir o conceito da coleção no espaço de visitação, expondo as peças de maneira atraente e criando uma atomosfera que dialogasse com elementos de referência sobre o país. Muitas cores fortes, dourado, tapetes orientais e muitos balões (fazendo alusão aos famosos passeios pela Capadócia).
E para contar um pouquinho sobre como foi feito este trabalho, o vídeo de divulgação da OuseUse mostra as inspirações e o cuidado para levar o nome de Juruaia para o Brasil todo e para o mundo! Confira: