Se antigamente a cozinha das nossas casas tinha todo o espaço do mundo pra receber uma família numerosa, sediava refeições longas e que demoravam uma vida para serem preparadas, hoje esse cenário é bem diferente. Com as famílias bem menores e o tempo reduzido para preparar a comida, a cozinha americana se tornou muito mais do que uma tendência: uma solução para otimizar pequenos espaços.
Qual a diferença entre a cozinha normal para a cozinha americana?
As cozinhas convencionais eram espaços delimitados, geralmente amplos o suficiente para comportar uma grande geladeira, fogão, pia, bujão de gás, armários, balcões e uma mesa com várias cadeiras. Ao lado, a sala de jantar também ganhava uma outra mesa. Com a nossa moderna maneira de viver e morar, uniu-se logo a sala com a cozinha através de uma bancada que pode servir de apoio, suporte para armários ou até de mesa, aproveitando todo o espaço possível.
A cozinha americana caracteriza-se, especialmente, por ser aberta, mas é possível criar variações infinitas de acordo com o estilo e a necessidade de cada morador. Algo que é sempre bom lembrar: como a cozinha e a sala passam a ser “conjugadas”, as tonalidades usadas na decoração de ambas também precisam dialogar.
Dicas para Cozinhas em Apartamentos
- 1) Dê preferência para eletrodomésticos que possam ser embutidos como fogão, forno, etc
- 2) Deixe os armários no alto para liberar espaço e não atrapalhar a bancada.
- 3) Utilize dois tipos de iluminação sobre a bancada. Desta forma poderá utilizar uma iluminação mais forte quando for utilizar a cozinha e uma iluminação mais fraca quando estiver na sala.
4) Pelo fato de apartamentos serem mais fechados do que casas, é importante ter uma coifa ou exaustor para evitar que a fumaça, cheiro de fritura e de outras comidas se espalhe pelo apartamento e por todo o andar. Por sorte a coifa dá ao ambiente um toque a mais na decoração.