Paredes de tijolinho à vista na decoração

Quem adora um estilo mais rústico e despojado vai adorar o post de hoje! Ele é todo dedicado aos tijolinhos à vista e vamos ver que com eles os ambientes ganham uma carinha diferente e super aconchegante.

Se você acha que tijolos à vista deixam a casa com cara de coisa inacabada ou, no máximo podem ser usados em áreas de lazer e churrasqueiras, é bom começar a rever seus conceitos. Estamos observando cada vez mais casas que adotam o estilo rústico das paredes de tijolos nos quartos, nas salas e outros ambientes internos. E olha que é uma solução barata, mas muitas vezes é difícil de encontrar um bom profissional para executar a obra.

Para tirar as suas dúvidas sobre este tipo de parede, olha só essas dicas que achamos no site Fórum da Construção. Reproduzimos abaixo algumas orientações para você acompanhar de perto o trabalho do seu pedreiro, caso esteja construindo:

1 – Os tijolos devem ser molhados pouco antes do assentamento

Isso irá facilitar a aderência pela eliminação da camada de pó que costuma envolver as peças. A molha serve também para impedir que o tijolo absorva a umidade da argamassa, que fica com menor aderência e resistência à compressão.

2 – Mantenha prumo e nível perfeitos na disposição das diversas fiadas

Se o pedreiro calcula as fiadas (fileiras) e monta a régua, o prumo será quase que automático, mas o correto seria o pedreiro conferir o prumo da parede a cada duas ou três fiadas, no caso de tijolos comuns, ou a cada fiada, no caso de peças maiores como tijolo baiano ou bloco de concreto.

3 – As juntas devem ser desencontradas e no formato de amarração escolhida para cada parede

Deve-se evitar a “sorela”, ou seja, a sobreposição de juntas, que diminui a resistência da parede naquele ponto.

4 – A espessura ideal da junta é de 1 cm, mas é aceitável que ela fique com até 1,5 cm.

Eventuais variações devem ocorrer única e exclusivamente para ajustar a quantidade de fiadas à cota de respaldo da parede e também para compensar eventuais diferenças de medidas nos tijolos, mas sempre mantendo o nível da fiada e o prumo da parede.

5 – Saliências maiores que 4,0 cm deverão ser previamente preenchidas com os próprios tijolos da alvenaria

Não se deve usar a argamassa para este tipo de enchimento. Além de mais caro, este tipo de enchimento torna-se um possível ponto de trinca por ter resistência e coeficiente de dilatação diferentes do restante da parede.

6 — Não se deve cortar tijolo para formar espessura de parede

Ou seja, a espessura da parede deve ser conseguida em função da largura do tijolo e não ao contrário.

paredes de tijolinho

 

Alguns cuidados com a sua parede de tijolinhos à vista

Quem escolhe este tipo de estética, deve prestar atenção ao fator tempo, já que os tijolos podem se desgastar e ficar com aquele aspecto de velho. E muitas vezes, pode não ser este o efeito desejado na decoração. Uma boa ideia é pintar a parede de tijolos e, em todo caso, vernizes, silicone e resinas são ótimas opções de acabamento para deixar sua parede ainda mais charmosa. Além disso, eles protegem o tijolo do desgaste e da sujeira, facilitando a limpeza que pode ser feito com um pano úmido ou um simples espanador.

E agora vamos ver algumas inspirações?

parede de tijolo a vista1 parede de tijolo a vista2 parede de tijolo a vista3 parede de tijolo a vista4 parede de tijolo a vista5 parede de tijolo a vista6 parede de tijolo a vista7 parede de tijolo a vista8