Famosa, desejada, cultuada. A estampa Missoni é, na verdade, o próprio nome da marca que a inventou. A fábrica de tecidos italiana apostou, em 1958, em uma padronagem diferente, composta por inúmeros zigs-zags inspirados na cultura africana. O resultado foi o sucesso absoluto e hoje o Missoni está presente tanto na moda das roupas quanto na moda das casas.
A história do Missoni
Foi em Londres, em 1948, durante os Jogos Olímpicos, que uma garota chamada Rosita conheceu Ottavio Missoni, um atleta da equipa italiana de atletismo, que também era um fabricante equipamentos desportivos. Rosita havia nascido em uma família proprietária de uma fábrica de tecidos e estava acostumada com os negócios.
Depois de cinco anos de namoro, eles se casaram e em 1953 deram início a uma outra empresa do ramo da tecelagem na região da Lombardia – Itália, onde produziam malhas de tricôs coloridos e vendiam-lhas para outras marcas.
A pequena empresa então apresentou sua primeira coleção na cidade de Milão, dando continuidade, em 1960, à apresentação de sua coleção de vestidos. As cores e os zigs-zags típicos da criação da empresa de Rosita e Ottavio Missoni se tornaram tão famosos que deixaram loucas as revistas e programas de moda. Desde então a Missoni é um dos grandes ícones da moda mundial.
Ottavio, que era também o estilista da marca, faleceu em março deste ano, mas Rosita continua firme e forme na administração da sua empresa.
E é claro que essa estampa linda também pode ser utilizada para decorar a casa. O que acha de se inspirar com estas ideias abaixo e deixar seu espaço muito mais cool? Em 2010, a Missoni abriu uma loja com artigos para casa, na cidade de Beverly Hills, EUA. E nós separamos aqui algumas coisas maravilhosas que há por lá:
DICA: Esta estampa em zig-zag é também conhecida como Chevron ou Espinha de Peixe. É possível encontrá-la em lojas de tecidos e revestimentos, departamentos de decoração, entre outros locais. Ah, ela está sendo considerada a grande tendência para a moda em 2014. Vamos ficar de olho!