Com certeza essa é a pergunta que muita gente faz ao pensar que decoração é algo pessoal e cada um pode cuidar da sua. Como o design de interiores é o nosso trabalho e a nossa paixão, resolvemos falar um pouco sobre a nossa rotina aqui no escritório e porquê um profissional de design de interiores é tão importante.
Nosso trabalho é planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O designer de interiores precisa conhecer seu mercado de atuação, bem como características culturais da sociedade onde está inserido. A bagagem cultural também é muito importante porque no geral é isso o que concretiza as inspirações e referências de cada profissional. Em um bate papo mais profundo com um designer de interiores, é possível que o cliente perceba se o profissional aprecia viajar, conhecer novas formas, novas perspectivas, etc.
Apesar de saber fazer corretamente a leitura das plantas estruturais, quando há necessidade da derrubada de alguma parede para melhorar o espaço o designer deve recorrer à parceria junto a um engenheiro civil e arquitetos que ficarão encarregado desta parte. Da mesma forma quando se fizer necessária alteração no projeto elétrico (engenheiro elétrico) e outras situações.
Olha só o caminho completo de um projeto de designer de interiores:
O cliente entra em contato conosco e batemos um longo papo sobre as expectativas, as necessidades, qual o estilo de vida e personalidade dos moradores. Nestes primeiros contatos, é possível já elaborar algumas ideias e entender a fundo que tipo de mensagem o dono da residência ou apartamento quer passar. Com o briefing em mãos, o designer monta seus painéis com referências, pesquisa estilos estéticos e tudo mais. Isso é válido para um apartamento, casa, loja, ou qualquer tipo de imóvel comercial e residencial.
Feito o raio-X completo, é hora de pensar no projeto. Somos responsáveis por harmonizar, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planejamos as cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administrar um projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Neste momento, corremos atrás dos produtos e móveis que irão compor nossos ambientes.
Projeto e orçamentos aprovados, mãos à obra! Aqui estudaremos as composições e organizaremos tudo em layouts para que o cliente aprove. Compramos os objetos, o mobiliário e tudo mais que estava previsto, selecionamos peças de acervo pessoal e renovamos a casa do cliente!
E ah, uma dica pra quem ainda confunde: DESIGNER é o profissional que faz DESIGN.
E para conhecer alguns de nossos projetos CLIQUE AQUI. Para falar com o Vinícius e pedir socorro para a sua decoração, CLIQUE AQUI.
Um ótimo final de semana a todos!