Essa pergunta geralmente nós fazemos quando começamos a notar sinais de infiltração pela casa. Certo? Pois é. Taí um grande erro difícil de ser remediado depois que a umidade toma conta das nossas paredes.
A nossa leitora e cliente Carol Coltro, de Pitangueiras, enviou uma dúvida pra gente e vamos tentar resolvê-la por aqui. Ela pergunta o que fazer para evitar o mofo no armário do quarto dela, já que ele divide parede com o banheiro, o que é um agravante. E se você está nesta mesma situação, vamos lá.
A primeira coisa a se é identificar a causa da umidade, se há vazamentos hidráulicos ou qualquer outra anormalidade. Se estiver tudo normal, é possível que os fungos e bolor tenham surgido nas paredes graças à condensação de vapor no local, o que é causado pela falta de ventilação adequada do cômodo. Visto que nenhum desses problemas foi registrado, então devemos partir para a próxima etapa.
Deve ser feito um bom trabalho de impermeabilização das paredes e tenha consciência de que usando bons produtos e um bom profissional, a durabilidade pode chegar a até 10 anos. Então, Carol, antes de investir em revestimentos e acabamentos na residência, aposte em uma boa impermeabilização das paredes úmidas para evitar dores de cabeça futuras.
Lembrem-se de que os produtos para tirar umidade como o cloreto de cálcio (vendido nos supermercados em potes práticos) e a sílica podem ser soluções paliativas mas que não resolvem grandes problemas. Estes
produtos ajudam a tirar o cheiro, mas dificilmente removem a umidade. Para evitar a proliferação dos fungos e bactérias, bem como problemas de saúde, indicamos limpeza com pano bem torcido e água sanitária.
Além disso, é fundamental manter os ambientes afetados por umidade com bastante ventilação e iluminação natural, se possível.
Certo?
Diferentes tipos de umidade
Umidade da chuva - É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva, que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em conseqüência de uma impermeabilização deficiente.
Umidade por condensação - É produzida quando o vapor de água existente no interior de um local (sala, cozinha, dormitórios, etc.) entra em contato com superfícies mais frias (vidros, metais, paredes, etc.) formando pequenas gotas de água. Esse fenômeno normalmente acontece no inverno e favorece o crescimento de microorganismos prejudiciais para a saúde, alterando também a estética do local.
Umidade ascendente por capilaridade - É aquela que aparece nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo através da fundação.
A umidade por ascensão capilar pode ser permanente, quando o nível de lençol freático este muito alto ou sazonal, decorrente da variação climática.
Umidade por infiltração - É aquela causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios através de suas paredes. É muito freqüente esse tipo de umidade em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.
Fonte: Construção e Reforma
Produtos como Viaplus TOP, da Viapol, por exemplo, devem ser aplicados na parede pelo lado interno quando há:
- Falta de impermeabilização ou deficiência dela nas fundações;
- Terra encostada atrás da parede em ruas com desníveis;
- Paredes que faceiam banheiros e cozinhas (ambientes úmidos).
Fonte: Viapol
Se você tiver alguma dúvida, mande pra gente que o Vinícius responde aqui no blog! Curta nossa página no Facebook e entre em contato via inbox.