Já ouviu falar no Movimento Memphis?

Se você é fã do design livre de amarras, vai se apaixonar por este grupo que contestou a sobriedade da Escola Bauhaus com liberdade, pensamento criativo e muita cor.

Movimento Memphis_Vinicius de mello

Depois do barulho causado pela Escola Bauhaus, um dos movimentos estéticos mais importantes do mundo e responsável por definir novos conceitos do design nos anos 1920, uma nova linha de pensamento livre de amarras surgiu. O Movimento Memphis veio desbancar os ângulos retos e a seriedade da Bauhaus, estabelecendo, ao final da década de 1970, mais liberdade na estética, no design e na arquitetura.

Enquanto a Bauhaus se valia da sobriedade e da integração total entre estética e funcionalidade, o Movimento Memphis era uma resposta audaciosa com cores vibrantes, despreocupação com as funções e a explosão da espontaneidade criativa. O resultado respingou, principalmente, nos anos de 1980, quando encontramos referências no exagero, no neon, nas formas escandalosas e no anseio pela expressão.

Escola-de-Memphis1---Vinicius-de-Mello

Nascido em Milão, na Itália, o grupo Memphis foi fundado por Ettore Sottsass (falecido em 2007) e reuniu designers, artistas e arquitetos como Barbara Radice, Marco Zanini, Martine Bedin, Michele De Lucchi, Natalie Pasquier e George Sowden, entre outros. A reação imediata ao conceito “moderno” trouxe uma liberdade criativa até então sufocada pela Bauhaus,trazendo mais “porquês” do que “para ques”.

14

Cores conflitantes, liberdade de formas, despreocupação com a funcionalidade. Estas eram algumas características deste movimento. Mas, com a saída do fundador do grupo, Sottsass, o movimento foi enfraquecendo até chegar a sua extinção, em 1988. Neste período, porém, fizeram um grande barulho no meio do design com exposições na Feira do Móvel de Milão e uma influência que permeou as décadas posteriores. O grupo em si deixava de existir, porém suas ideias foram cultivadas em milhões de adeptos.

Escola-de-Memphis3---Vinicius-de-Mello

As bases do Movimento Memphis são fincadas na artdeco, na pop art e até no kitsch, redefinindo simbologias e estabelecendo uma convergência de conceitos dos três estilos anteriores. Tanto é que Christian Dior e Karl Lagerferld são fãs confessos do Movimento, já utilizando sua estética em muitas de suas criações, como este vestido usado pela cantora Kate Perry no Video Music Awards de 2011.

Katy-Perry-Memphis-Milano

Neste site, um colecionador expõe as peças do seu acervo pessoal, todo composto por objetos que remetem ao Movimento Memphis. Este Flickr é dedicado exclusivamente a fotos de objetos inspirados no movimento.

a535fe_44ee360af2b82b36c83325908bac71be