O ateliê Arter nasceu meio assim, sem querer. Diante da sinergia entre Maysa Pettes e Ana Isméria Velludo, mãe e filha, respectivamente, o destino não poderia ser diferente. Colocou as duas para trabalhar juntas, uma interferindo na obra da outra em um caos elaborado e artisticamente surpreendente.
A Arter é um espaço localizado no Boulevard, em Ribeirão Preto e existe há seis anos. Maysa, que se formou em artes plásticas em 1979, contagiou a filha que, até então, não pensava em seguir carreira artística. Em 2003, quando se formou em administração de empresas, Ana Isméria estava cercada por formalidades, planilhas e um caminho promissor no mundo corporativo. Mas foi a paixão pela fotografia que a colocou nos trilhos da arte, junto com a mãe. Ela então se formou em História da Arte e em Fotografia.
“Temos uma relação pessoal e profissional muito honesta, somos mãe e filha adultas, como uma relação pessoal bem resolvida, colaborativa e amorosa, o que facilita um trabalho de criação e compartilhamento poético e cultural conjunto e respeitoso”, afirma Maysa quando perguntada sobre o relacionamento profissional com a filha.
Para ela, a vida é um convite para fazermos projeções na experiência humana e é um poço criativo para alimentar nossa curiosidade. Mesmo assim, o mercado da arte no Brasil, especialmente, ainda é uma “obra em andamento” e que ainda enfrenta problemas em sua expansão. “Acreditamos neste crescimento e na internacionalização da arte brasileira, por isso, fazemos anualmente exposições no exterior e percebemos um ambiente bastante favorável na aceitação de nossos trabalhos”.
Criando, transformando, interferindo
As obras de Maysa e Ana Isméria são elaboradas de forma conjunta. Maysa pinta, Ana fotografa e após uma análise, os trabalhos são mesclados em uma só linguagem que viaja entre o surrealismo, o bom humor e a contemporaneidade de uma arte sem amarras.
Segundo Ana Isméria, a decoração é uma área que abriu as portas para o mercado de arte, já que muitas vezes é uma obra que orienta a criação de um projeto de design de interiores. “O importante é que os objetos de arte com os quais você convive emocionem de alguma forma”.
O caminho independente – sem apoio ou incentivo do poder público – segue em passos firmes e com muita inspiração. Vida longa à Arter!
A ARTER FICA NA RUA MARECHAL DEODORO, 1668 – BOULEVARD – RIBEIRÃO PRETO