Você sabe o que é uma Capelinha de Melão?

capelinhas

Hoje, dia 24 de junho, é Dia de São João. E como eu adoro referências regionais, achei interessante contar um pouco da história da “Capelinha de Melão”, que aparece em uma popular cantiga junina.

Pra começar, a palavra “capela” é associada a uma “reunião de foliões durante a festa de São João”. Já em Portugal, significa “coroa de flores ou folhas ”, e em outros lugares, como no Rio Grande do Norte, a tal da “capelinha” se refere a um folguedo junino com cânticos apresentados pela comunidade na noite de São João. As dançarinas se apresentam sem de duas em duas, com roupas e sapatos brancos tendo na cabeça uma “capelinha de flores de melão de São Caetano”. Indumentária arrumada, todas cantam e dançam segurando uma “lanterninha” com a vela acesa e uma bandeirola de São João.

Segundo Câmara Cascudo, o termo capelinha de melão designa um “grupo de foliões dos festejos populares sanjoanenses, ornados de capelas de folhagens, marchando em grupos em demanda do milagroso banho, e de volta em animadoras passeatas. É portanto, um folguedo popular em um pequeno povoado. Em Portugal “capela pode ser uma coroa de flores ou folhas. Como na canção a coroa pode ser de cravo, de rosa ou de manjericão. Em Caraúbas “a capela” é uma pequena coroa de flores feitas com flores do melão-são-caetano, que eram usados como ornamento nesses folguedos.

Por conta disso, em algumas regiões do Brasil, o termo Capelinha de Melão foi considerado de forma literário, e então virou tradição (principalmente na nossa região Sudeste) homenagear São João no dia 24 de junho com um relicário feito de melão, cravo, rosa e manjericão. Exatamente como na música!

Em anos anteriores, eu fiz minha própria Capelinha de Melão em homenagem a São João. Ficou muito bonita! Este ano, por conta da correria, não sei se vou conseguir fazer. Espero que sim e, quando ela ficar pronta, mostro para vocês na nossa fan page. Aproveite e siga-nos lá!

capelinha de melao