Quem nunca ouviu aquele velho jargão: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo que eu”? De imediato a gente já percebe que o espelho se associa à beleza, à vaidade e, principalmente, a capacidade de se ver refletido.
Quem nunca ouviu aquele velho jargão: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo que eu”? De imediato a gente já percebe que o espelho se associa à beleza, à vaidade e, principalmente, a capacidade de se ver refletido.
Mas e na decoração? O espelho também cumpre esta função, ou ele tem algum outro atributo?
Eu diria que este elemento tão usual nas decorações residenciais tem infinitas possibilidades de uso que ultrapassam o simples ato de refletir ou, no caso do uso decorativo, a função de “ampliar” os ambientes.
Esta peça tão cobiçada pelos índios do Brasil Colônia geralmente é utilizada para fazer os ambientes parecerem maiores, mas nós vamos te mostrar aqui que os espelhos também podem favorecer a iluminação, valorizar a composição do espaço, preencher lacunas, camuflar imperfeições, ornamentar e até mesmo redesenhar a proposta de ambientação. Podemos assim dizer que o espelho é uma ferramenta valiosa para qualquer proposta de decoração e design, seja um projeto complexo ou uma simples ambientação.
Além disso, é importante destacar que nos dias atuais, devido às novas tecnologias, ferramentas de produção e manuseio deste material, possuímos as mais diversas aplicações, além do convencional espelho emoldurado, colado ou parafusado na parede. É possível criar caixilhos, usá-los apoiados em barrotes, perfis, gessaria e tudo aquilo que sua criatividade mandar. Inclusive temos no mercado diferentes tonalidades de espelho como o bronze, o cobre, o prata, o fumê, bem como os espelhos coloridos que já se encontram disponíveis em lojas e vidraçarias com mais facilidade. Eles também podem receber acabamentos e lapidações como o bisotê, variações de espessura, montagens e sobreposições.
No que se referem aos lugares onde podemos usufruir de uma bela decoração com espelhos, não há limites. Todos os ambientes da casa estão aptos a serem decorados com este acessório, não se limitando apenas aos banheiros, armários e closets, como muitos acreditam ainda hoje. Aos poucos, ele dominou o hall e as entradas das edificações. Mais adiante virou peça tradicional para sala de jantar. E hoje ele está em todos os lugares, inclusive nos mais diversos espaços comerciais. Lojas, consultórios, prédios corporativos, escritórios e em qualquer shopping center ou motel você vai se deparar com uma decoração com espelhos.
Os mais conservadores evitaram durante algumas décadas aceitar o espelho como “peça coringa” da decoração de qualquer espaço, como ocorre atualmente. Entretanto, nos anos 80 e 90 eles foram fundamentais para cristaleiras e bares, lembram?
O que vale a pena desmistificar é que a decoração com espelhos pode ser usada em qualquer ambiente, sim, desde que esteja contextualizados, evitando-se evidenciar uma cena desagradável. Já pensou colocar um espelho que possa refletir a bagunça da lavanderia ou a louça suja, por exemplo? Portanto, fiquem atentos ao local onde ele vai ficar e o ângulo para que você não tenha uma surpresa deselegante. E lembre-se também que a tradicional decoração com espelhos na parede também pode ter variações como apresentamos em algumas das ideias abaixo.
1 – Decoração com espelhos em hall, entradas e recepções
Que tal fugir daquele espelho liso, chapado na parede, e inserir alguma outra peça sobreposta como uma escultura ou quadro? Para que seu espaço não tenha um aspecto muito comercial, esta ideia personaliza o ambiente e pode garantir mais identidade à decoração.
2 – Decoração com espelhos em banheiros
Um elemento fundamental nestes cômodos é o espelho, devido à sua funcionalidade, porém, você pode fugir da colocação tradicional utilizando um perfil atrás, fazendo com que ele fique ressaltado da superfície da parede. Além de conservá-los por mais tempo, você evitará que ele enferruje por se tratar de uma área úmida, com vapor frequente.
3 – Decoração com espelhos em salas multiuso
A decoração com espelho na sala, seja ela qual for, vai resultar em dinamismo e movimento. Tenha o cuidado de colocá-lo num lugar estratégico e prefira um conjunto fragmentado, que pode até ser de vários tamanhos, para se diferenciar dos outros ambientes.
Este post foi originalmente publicado no Blog da Cerâmica Burguina. Para ler o restante, clique no botão abaixo.