Horas perdidas no trânsito, estresse, chefe atormentando o tempo todo, almoço caro…. muitos são os motivos que estão levando profissionais a buscarem, cada vez mais, novas alternativas de trabalho. Trabalhar em casa é uma opção, seja em tempo integral, apenas um período, como autônomo ou funcionário remoto. Mas você sabe como organizar um espaço propício para desenvolver suas atividades profissionais? A gente te dá cinco dicas bem legais!
A primeira coisa que devemos pensar é:
- quanto tempo pretendo passar aqui? - que atividades vou desenvolver aqui? Depois de analisar essas duas questões, é hora de identificar quais as suas principais necessidades e estabelecer algumas regras. Vamos lá?1. Espaço
Escolha um canto em sua casa em que você possa instalar uma mesa, seu computador e tenha espaço suficiente para movimentar uma cadeira. O conforto é fundamental para você se sentir, de fato, em um espaço de trabalho. Nada de notebook no sofá, ou na mesa do almoço, ok? Se você mora com mais pessoas, esteja certo de que uma hora será interrompido. Portanto, um lugar específico e delimitado de trabalho ajuda as pessoas a entenderem que expediente é expediente. Esteja atento aos ruídos que poderão existir também no local escolhido. Não se esqueça de deixar por perto o telefone e os apetrechos tecnológicos, se forem importantes.2. Mobiliário e conforto
Se você tiver uma mesa ampla em casa, ótimo! Dá pra pintá-la, ou fazer uma pátina, se não gostar de como ela está agora. Lembre-se de que este é o seu home-office e que ele pode ter a sua cara.
A cadeira merece uma atenção extra. Problemas como dores nas costas, enxaquecas, dores musculares e até dificuldades de concentração são originados por um assento desconfortável. As cadeiras ergonômicas, com braços e encosto reclinável são ótimas opções, especialmente em casos de utilização por tempo prolongado.
É importante lembrar também que a ergonomia tem algumas regras, como por exemplo:
- o monitor do computador deve estar sempre na linha dos seus olhos, quando você senta com as costas eretas. - posicione o monitor de forma a não refletir a luz de janelas ou luminárias. Isso pode afetar a sua visão. - caso os braços da cadeira impeçam que você digite ou se mova com dificuldade, prefira cadeiras sem os braços, mas evite as de madeira e as de ângulo reto entre assento e encosto. - a altura padrão de uma mesa de trabalho deve ser de 75 centímetros. Se você for muito alto, pode aumentar um pouquinho.
3. Acabamentos e objetos
Você pode pintar a parede (só a parede que limita o seu escritório), colocar um piso diferenciado (adequado para essa proposta). Assim o espaço é delimitado e diferenciado do resto do ambiente, caso ele seja um cantinho na sala ou no quarto. Uma boa dica é deixar o espaço bem clean, com paredes claras, e apostar nos objetos coloridos e, por que não, uma cadeira colorida.
Agora, muita calma na hora de resolver o que vai pra cima da mesa. Nada de encher sua mesa de trabalho com penduricalhos, lembrancinhas, objetos, fotos, etc. O home-office é um desafio à concentração, portanto quanto menos chances você der à bagunça, mais foco você ganha no dia-a-dia.
Aposte nas prateleiras suspensas para economizar espaço horizontal e nos murais para colocar suas inspirações e dar uma pitada de charme à decoração.
4. Cores
O laranja é uma cor super indicada para criativos que precisam exercitar a imaginação o tempo todo. O vermelho já é considerada uma cor agressiva e não é indicada para ambientes de trabalho. O verde tem uma tendência calmante e pode ser ótimo para os hiperativos, porém prejudiciais aos preguiçosos. Tons de roxo também, quando usados com sabedoria, podem ser estimulantes e reavivadores, indicado para profissionais dinâmicos. Mas cuidado com os tons escuros, eles podem trazer angústia e hostilidade ao ambiente quando usados em excesso.
5. Iluminação
Como falamos acima, é importante que seu monitor não esteja de frente a uma janela para não refletir a luz bem na sua cara. Por outro lado, é importante pensar também na iluminação artificial, já que é bem provável que você tenha que trabalhar por algumas noites, não é?
Muitas vezes, um pendente acima da sua cabeça não é suficiente e sua avó já dizia que vista cansada dá dor de cabeça. E ela está certa. Complemente a iluminação com uma luminária de mesa e perceba se sua visão fica confortável com esses recursos. Ah, luminárias são peças incríveis de decoração, viu?
Com informações de Apartment Therapy, Go Home, Construção e Design e Ergo LTDA.
Gostou, achou útil, tem alguma dica sobre home-office? Conta pra gente nos comentários! E não se esqueça de curtir a nossa fan page e ficar por dentro do mundo da decoração.
Abraços e bom final de semana!