Falar de decoração é ir muito além de um projeto onde o design se une à funcionalidade. Fazer decoração é muito mais do que combinar o tapete com as almofadas ou ter um móvel sob medida na ilha da sua cozinha.
Nosso trabalho com design de interiores é também tudo isso, porém existe um campo pouco explorado e que faz toda a diferença: a relação das pessoas com seus lares e o que tem dentro delas. A psicologia compreende bastante essa relação, já que é no lar onde está nosso porto seguro, extensões da nossa personalidade e coisas carregadas de significados históricos e afetivos. As coisas que colocamos dentro de nossas casas são, portanto, um pedaço de nosso próprio trajeto como seres humanos.
Como minha formação é em Design de Interiores e em Psicologia (o curso está acabando, viva!), as duas profissões acabaram se interligando, me proporcionando um olhar bastante apurado sobre a relação que as pessoas mantêm com o lugar onde vivem. A decoração é uma ferramenta utilizada para aprimorar e estreitar esse relacionamento.
Pensando nisso, fiz uma lista com 5 blogs que tratam justamente deste assunto e que exploram a necessidade que nós temos de capricharmos no nosso ninho. Falar das nossas casas é também falar sobre nós mesmos.
Confira quais são os blogs mais inspiradores para mim.
Histórias de Casa
As designers Bruna Lourenço e Paula Passini acreditam que toda casa tem uma história pra contar. E foi da vontade de registrar e mostrar essas histórias que surgiu o Histórias de Casa, um blog 100% autoral que conta as relações das pessoas com seus lares, projetos que os próprios moradores fizeram, além de dicas de jardinagem, decoração e “faça você mesmo”.
É uma delícia passear pelo blog e encontrar tanta coisa linda assim, fora dos grandes editoriais de arquitetura e decoração e com altas doses de nostalgia.
Casa Aberta
O fotógrafo Rodrigo Ladeira sempre quis ter um espaço bonito, desses que aparecem nas revistas de decoração. Mas, como ele mesmo disse, o investimento para este sonho quase sempre extrapola as possibilidades de um pobre mortal e o jeito é usar a criatividade e as possibilidades. Por isso, Rodrigo teve a ideia de fotografar casas de pessoas que decoraram suas casas com baixo investimento, que botaram a mão na massa e arrasaram no DIY. O resultado foi o blog Casa Aberta, que traz histórias dos moradores com suas moradas e, claro, fotos inspiradoras.
Rodrigo também mantém o projeto Los Chicos, para o qual fotografa jovens gays de várias regiões do Brasil. Em breve, Los Chicos se tornará um livro.
Casa Aberta | Instagram Rodrigo
Homens da Casa
O Edu Mendes é um publicitário que sempre foi apaixonado em projetos de “faça você mesmo” e nunca teve preguiça de encarar até os mais complexos. Ele começou reformando a própria casa e registrou as coisas que fazia: o rack da sala, luminárias inventadas, paredes com texturas diferentes e por aí foi. Até que o blog virou um grande encontro de pessoas que também adoram DIY. Hoje, o blog dá dicas práticas de instalação de piso e revestimentos, projetos para baixar gratuitamente e reúne histórias de leitores que também transformaram suas casas. Além disso, ele mantém um grupo no Facebook para discussão e exposição das obras-primas dos leitores.
Não repare a bagunça
A fotógrafa Mariana Alves é quem está por trás deste blog que é pura inspiração. Como ela diz na descrição do espaço, “por trás de uma boa pessoa existe um cantinho bacana” e é essa a essência do seu projeto: mostrar onde vivem essas pessoas bacanas que cruzam o caminho dela. Nos retratos, pessoas solteiras, casais, colegas de trabalho e espaços coletivos são expostos em total harmonia com seus habitantes.
Não repare a bagunça | Fan Page
Blog da Buji
A Buji é o escritório de design das amigas Ana Viana e Bárbara Ávila. O mais legal desse negócio é que elas são totalmente focadas na decoração de reuso, ou seja, além de nos presentear com lindos projetos, ainda fazem um papel muito importante na conscientização do consumo. No Blog da Buji, elas compartilham inspirações e contam um pouco sobre os projetos onde reutilizam e resignificam objetos.
O trabalho que elas desenvolvem na Buji é inspirador e acessível. Elas oferecem uma consulta (que carinhosamente chamam de Café com Post-It) com direito a dicas, sugestões e um guia de boas práticas no decor.
Buji | Blog da Buji | Instagram
Gostou? Aproveite para curtir a fan page do Vinícius também! Lá postamos nossos projetos e mais inspirações. J